LEMBRAR PARA NÃO REPETIR

Sobre os escombros da República de Curitiba construímos este Museu da Lava Jato, projeto que tem como objetivo perenizar a memória popular acerca da força-tarefa Lava Jato (2014-2021), seus desdobramentos e repercussões, entre elas, a Vigília Lula Livre. Este Museu é um ato de institucionalização da memória, para que as futuras gerações possam compreender e ponderar sobre o real impacto deste período marcado pela arbitrariedade e ativismo judicial perverso contra inimigos ideológicos, além de suas consequências desastrosas nos meios econômico, social e político do Brasil.

Passado mais de um ano do fim da Lava Jato, o Brasil de 2022 certamente não reflete o retrato das transformações imaginadas por juiz, promotores e seu séquito naquele dia 17 de março de 2014 que marcou a primeira fase da força-tarefa. Passados oito anos, o país voltou para o mapa da fome – 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil. A inflação voltou a ser inimiga do povo brasileiro, o desemprego e o trabalho precário somam-se entre as famílias brasileiras – que no último mês de junho alcançaram endividamento de 77,3%.

Os indícios de corrupção acumulam-se no atual governo para o qual Sergio Moro emprestou seu nome e pelo qual abandonou a toga, para se tornar o ministro do “super” Ministério da Justiça e Segurança Pública. Tanto Moro quanto Deltan Dallagnol pretendem ser candidatos nas eleições deste ano de 2022 – sendo que o ex-procurador já declarou seu voto em um eventual segundo turno das eleições presidenciais, revelando sua preferência pelo atual governo.

Revisitar a Lava Jato, seus passos, suas estratégias e conexões, é entender o caminho que nos trouxe até aqui. Seus meandros e profundidade ainda são obscuros para o grande público. Por essas razões, o Museu da Lava Jato se pretende como o repositório vivo dos documentos, fotos, vídeos e depoimentos sobre o tema, permitindo que o público em geral e os pesquisadores sobre o referido período histórico possam encontrar um acervo em permanente construção e sistematização para mergulhar, aprender e gerar conhecimento.

Lembrar para não repetir – eis o lema do Museu da Lava Jato.