O empresário e ex-deputado estadual Antônio Celso Garcia, mais conhecido como Tony Garcia, concedeu uma longa entrevista na noite da última sexta-feira (02) ao jornalista Joaquim de Carvalho, da TV 247, na qual deu mais detalhes sobre as acusações que havia apresentado à Justiça contra o ex-juiz e hoje senador Sergio Moro e membros do Ministério Público Federal (MPF) ligados à Operação Lava Jato. Em suma, Garcia afirma ter se tornado um “agente infiltrado” de Moro a partir de 2004, após assinar acordo de delação premiada, e que teria cometido uma série de ilegalidades a mando do então magistrado, acusando-o ainda de chantagear autoridades – entre elas desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) – para conseguir ganhar poder, impor suas decisões e ganhar notoriedade.

Além disso, em entrevista à CNN, Garcia também afirmou que o ex-juiz e  senador pelo Paraná no União Brasil, Sergio Moro, interferiu para afastar o juiz federal Eduardo Appio da operação. Ele acredita que Appio levaria adiante denúncias que ele fez à antiga juíza responsável pela Lava Jato, Gabriela Hardt.

Na quarta-feira (31) o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão encarregado dos procedimentos arbitrais, recebeu os depoimentos dos desembargadores Eduardo Appio (titular) e da desembargadora Gabriela Hardt (desembargadora substituta) da 13ª Vara Federal de Justiça de Curitiba. O depoimento de Appio foi realizado em 22 de maio. A virada aconteceu quando o conselho do TRF4 decidiu pedir a intervenção do CNJ. O TRF4 informou que Appio foi afastado da 13ª Vara por suspeita de molestar o filho da juíza. Mas o advogado de Appio, Pedro Serrano, assegurou-lhe que o motivo da demissão foi uma revisão do processo Lava Jato, que o juiz curitibano expôs segredos obscuros e desmentiu no tribunal de Porto Alegre.

Na quinta-feira (1) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a indicação do advogado Cristiano Zanin Martins, 47 anos, especialista em direito criminal e atuante no direito econômico, empresarial e societário, ao STF.. Zanin ficou conhecido por seu trabalho na defesa de Lula em processos da Operação Lava-Jato. 

Moro faz críticas a escolha de Lula em indicar o advogado dos casos da Operação Lava Jato e na sexta(02) o ministro da Comunicação Social da República, Paulo Pimenta, ironiza seu posicionamento sobre a nomeação de Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal.

“Acho que deve ser constrangedor para o Moro ter que sabatinar o Cristiano Zanin porque, na realidade, o Moro é uma pessoa que construiu uma trajetória se afirmando como alguém da não política, dizendo muitas vezes que não iria para a política”, disse Paulo. 

O movimento Vem Pra Rua (VPR) levou neste domingo (4), 345 balões pretos para a Avenida Paulista, em protesto à cassação do deputado e ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol (Podemos-PR) . O número representaria os 345 mil votos que Dallagnol conseguiu nas eleições, no entanto teve quórum esvaziado e não contou com antigos parceiros, como o Movimento Brasil Livre (MBL), presentes nos protestos a favor do impeachment de Dilma Rousseff (PT).

Referências

  • Delator Tony Garcia diz que gravou autoridades ilegalmente a mando de Sergio Moro | VEJA https://encr.pw/oS0g6
  • Moro agiu para tirar juiz Appio da Lava Jato, diz ex-deputado Tony Garcia https://l1nq.com/wheoG
  • CNJ ouviu os juízes Eduardo Appio e Gabriela Hardt sobre a Lava Jato: revelações surpreendentes sobre a abertura de armários com esqueletos da operação https://encr.pw/nfqks
  • Ato pró-Deltan esvaziado em São Paulo lamenta direita desunida https://l1nk.dev/1PXPe
  • Quem é Cristiano Zanin, advogado de Lula na Lava-Jato indicado para ser ministro do STF https://acesse.one/c1uh6
  • Deve ser constrangedor para Moro sabatinar Zanin’, ironiza Paulo Pimenta – CartaExpressa – CartaCapital https://encr.pw/96zSH