Núcleo de pesquisa Lawfare

SOBRE O GIPLAWFARE

O Núcleo de pesquisas do Museu da Lava Jato conta com o Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Científicas sobre Lawfare – GIPLAWFARE, integrando o projeto como um pilar central de produção científica e tem como função reunir trabalhos científicos, historiográficos e jornalísticos sobre a utilização das leis e do aparato jurídico e judicial com objetivos políticos e ideológicos no Brasil. Além disso, uma das propostas é orientar a produção de pesquisas acadêmicas e de projetos de pesquisa por grupos em diferentes instâncias e áreas do conhecimento,m realizadas sobre a temática da Lawfare e sobre as formas de Violência Jurídica, Social, Política, Econômica, Psicológica e Institucional no Brasil, por isso o “interdisciplinar” na nomenclatura oficial do grupo.

Dentre os planos do grupo, publicar uma coletânea anual com estudos científicos sobre Lawfare, Violência Jurídica, Política e Institucional no Brasil e no Mundo está em pauta principal. Assim como propor chamadas de artigos em revistas acadêmicas indexadas sobre Lawfare, realizar seminários e organizar debates públicos com os movimentos sociais sobre temas correlatos. 

O Grupo ainda está em formação e logo serão anunciadas mais informações.

Prof. Dr José Henrique de Faria apresenta o GIPLAWFARE

EQUIPE DIRETIVA E CONSELHO CIENTÍFICO

A coordenação do grupo fica por conta do Prof. Dr. José Henrique de Faria, Professor Titular Sênior da UFPR e Professor Visitante da UTFPR. Na coordenação adjunta o grupo tem o Prof. Dr. Wilson Ramos Filho, Professor Titular da UFPR.

Professor Doutor José Henrique de Faria (UFPR)

Graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Administração e Economia FAE-PR (1974), Especialização em Política Científica e Tecnológica pelo IPEA/CNPq (1983), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGA/UFRGS (1979), Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo- FEA/USP (1984), Pós-doutorado em Labor Relations pelo Institute of Labor and Industrial Relations – ILIR – University of Michigan (2003). Autor de 11 Livros, 50 Capítulos de Livros, mais de 70 Artigos em Revistas Científicas e mais de 70 Artigos em Anais de Eventos Científicos. Orientador de 10 Doutores, 46 Mestres e 2 pós-doutorados. Professor Titular Sênior da UFPR, no Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGADM (Mestrado e Doutorado). (Até dezembro de 2020) Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças (1990-1994) da UFPR. Reitor (1994-1998) da UFPR. Pesquisador Pq/CNPq (até 2020). Professor Visitante da Universidade Federal Tecnológica do Paraná – Programa de Pós-graduação em Administração. ORCID: orcid.org/0000-0003-3971-7992 Pesquisador nas Áreas de Economia Política do Poder em Estudos Organizacionais e de Epistemologia Crítica do Concreto, Metodologia e Teoria. Membro da Red de Estudios Organizacionales de Latinoamérica (Até dezembro de 2020). Orientador de Mestrado e Doutorado. Líder do Grupo de Pesquisa Economia Política do Poder e Estudos Organizacionais – EPPEO, UFPR/CNPq (desde 2002). Fundador da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais – SBEO. Presidente da SBEO (outubro/2018 – dezembro/2020)

Professor Doutor Wilson Ramos Filho (UFPR)

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1996), Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1998) e Pós-Doutor junto à EHESS de Paris (2009). Atualmente é Professor Colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor Adjunto na Universidade Federal do Paraná, Professor Catedrático em Direito do Trabalho no Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia nas Faculdades Integradas do Brasil, Professor Convidado na Universidad Pablo de Olavide e Professor Titular da Faculdade Integradas do Vale Iguaçu. Advogado de sindicatos de trabalhadores há 30 anos, no Paraná e em Santa Catarina, tendo integrado o coletivo jurídico da CUT Nacional desde a sua fundação. Autor de livros e artigos dedicados aos direitos sociais, sindicalismo e direito do trabalho. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa Trabalho e Regulação no Estado Constitucional.

O Conselho Científico é formado por:

Professora Doutora Aldacy Rachid Coutinho (UFPR)

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1984), Aperfeiçoamento em Scienze Amministrative pela Università degli Studi di Roma (1987), Especialização em Antropologia filosófica (1986), Mestrado (1993) e Doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1998). Professora Titular aposentada de Direito do Trabalho na Universidade Federal do Paraná (2017). Pesquisadora e Professora do Corpo Docente permanente do Curso de Mestrado em Direito, Inovação e Regulações da União Educacional de Cascavel (UNIVEL) (2017-) e do Programa de Doctorado en derecho del trabajo, previsión social y derechos humanos da Universidad de San Carlos de Guatemala (2020-). Atua, ainda, como Professora Colaboradora no Curso de Mestrado em História do Pensamento Jurídico da Faculdade Damas (2018-). Integra a Rede Nacional de Grupos de Pesquisas e Estudos em Direito do Trabalho e da Seguridade Social – RENAPEDTS, a Rede Brasil-Itália-Espanha de Direito Público – REDBRITES e a Red Interuniversitaria Latinoamericana y del Caribe sobre Discapacidad y Derechos Humanos. Participa dos Grupos de Pesquisa Direito e Regulação (UNIVEL), Trabalho Vivo e Redbrites. Desenvolve suas pesquisas sobre Limites jurídicos à atividade dos agentes de Compliance, na linha Compliance Jurídico e Instituições na UNIVEL (2017-). É Procuradora do Estado do Paraná aposentada e advogada.

Professora Doutora Camila Bruning (UFPR)

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná (desde 2017) onde atua junto à área de Psicologia e Trabalho como professora, supervisora de estágios, orientadora, pesquisadora e coordenadora de projetos de pesquisa e extensão junto ao curso de graduação e ao programa de pós-graduação em Psicologia. Em sua experiência acadêmica e profissional, dedica-se ao estudo e intervenções em psicologia no campo do trabalho com especial atenção a questões relacionadas à interface trabalho, organizações e subjetividade a partir de um referencial teórico interdisciplinar que adota contribuições da Economia Política do Poder em Estudos Organizacionais e da Psicossociologia, Psicologia Institucional, Psicodinâmica do trabalho, Psicologia Crítica, Psicanálise, entre outras. Formação: Doutora e Mestre pelo programa de Administração da Universidade Federal do Paraná na linha de pesquisa “Estratégia e Análise organizacional” (2016; 2010). Pós-Graduada em Administração com ênfase em Gestão de Psicologia Organizacional pela FAE- Business School (2007). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2005).

Professora Doutora Elaine Cristina Schmitt Ragnini (UFPR)

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Educação pela UFPR. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1999) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2003), com ênfase em Organizações. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da Saúde e do Trabalho e das Migrações Internacionais, com ênfase nos processos de subjetivação que ocorrem no encontro do sujeito com o campo social. Coordena os Projetos de Extensão e Pesquisa: “Migração e Processos de Subjetivação: psicologia, psicanálise e política na rede de atendimento aos migrantes”; e “A Clínica e Pesquisa Psicanalítica no Campo da Saúde do Trabalhador: atendimento a trabalhadores adoecidos”. Atualmente pesquisa sobre “Instituição, Sujeito e Psicanálise”. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPq – Economia Política do Poder e Estudos Organizacionais.

Professor Doutor Francis Kanashiro Meneghetti (UTFPR)

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é bolsista produtividade em pesquisa da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, integrante grupo de pesquisa da Universidade Federal do Paraná, sem vínculo empregatício da Universidade Federal do Paraná, colaborador, membro fundador do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais e professor ebtt da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Teoria Geral da Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos organizacionais, teoria crítica, administração, teoria das organizações e violência nas organizações.

Professor Doutor Jacinto Coutinho (UFPR)

Professor Titular de Direito Processual Penal na Universidade Federal do Paraná (aposentado). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade Damas, Recife. Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da UNIVEL, Cascavel. Especialista em Filosofia do Direito (PUCPR); Mestre (UFPR); Doutor (Università degli Studi di Roma “La Sapienza”). Presidente de honra do Observatório da Mentalidade Inquisitória. Advogado. Membro da Comissão de Juristas do Senado Federal que elaborou o Anteprojeto de Reforma Global do CPP, hoje Projeto 156/2009-PLS.

Professora Doutora Jannayna de Moura Ferraz (UFRN)

Professora adjunta do Departamento de Ciências Administrativa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DEPAD/UFRN). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/ UFRN) e também no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS/UFRN). É doutora (CEPEAD/UFMG), mestra (PROPADM/UFS) e bacharela em Administração. Está coordenadora na Rede Trama é pesquisadora no Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NECTRAMA/UFMG), no GESTI/UFRN e no EPPEO/UFPR. Atua principalmente nos seguintes temas: ciência e ideologia, crítica da economia política, crítica à prática empreendedora, capitalismo brasileiro e estudos organizacionais.

Professora Doutora Larissa Lis Odreski Ramina (UFPR)

Professora de Direito Internacional da UFPR, nos cursos de graduação e pós-graduação. Coordenadora do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR. Pós-doutora pela Université Paris Ouest Nanterre La Défense (2016) com financiamento da CAPES (Programa Estágio Sênior no Exterior). Professora Permanente do Programa de Mestrado “Derechos Humanos, Desarollo e Interculturalidad” da Universidad Pablo de Olavide (Espanha). Pesquisadora Visitante do SERPI de l’Institut de Recherche Juridique de la Sorbonne (IRJS) da Université Paris I Panthéon-Sorbonne (2015-2016). Doutora em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (2006). LL. M. em Direito Internacional pela London Guildhall University (2000), revalidado na UFSC e na USP. DSU em Direito Internacional Público pela Université Panthéon-Assas Paris II (1997). Especialista em Sociologia (2004) e Bacharel em Direito (1995) pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Realizou estudos na Académie de Droit International de La Haye (2004), no Institut International des Droits de l?Homme de Estrasburgo (2003) e no Instituto Rio Branco em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (2003). Inscrita na OAB/PR 21.916.Membro da ABJD – Associação Brasileira de Juristas pela Democracia. Membro do CLAJUD – Conselho Latino-americano de Justiça e Democracia.

Professora Gisele Guimarães Cittadino (PUC – RJ)

Graduada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (1979), Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e Doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), em 1998. Professora Associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Membro do Comitê Assessor da Área do Direito do CNPq (2013-2016). Atua na área da Filosofia Constitucional, com ênfase nos seguintes temas: constitucionalismo democrático, direitos fundamentais, justiça distributiva e multiculturalismo. Autora de “Pluralismo, Direito e Justiça Distributiva. Elementos da Filosofia Constitucional Contemporânea”