Texto
As ingênuas lideranças petistas achavam que a entrada de um juiz linha-dura ajudaria a alavancar a Zelotes, como contraponto midiático à Lava Jato. Em vez de uma Lava Jato, passaram a enfrentar duas
Tradicionalmente, o Judiciário sempre foi visto como um poder garantidor dos direitos individuais, amenizando o instinto naturalmente acusador do Ministério Público.
O garantismo pode servir de biombo para concessões obscuras. Rocha Matos, Paulo Maluf, Luiz Estevão e outros são réus de processos que caminham para a prescrição.
Por outro lado, é a âncora civilizatória que impede o eventual abuso persecutório de procuradores ou a criminalização de movimentos sociais.
Hoje em dia, o juiz garantista é um personagem vilipendiado, atacado por todos os lados.
Em recente disputa por vaga no STJ (Superior Tribunal de Justiça) houve a divulgação de dossiês de baixo nível contra candidatos, através do repórter Juliano Basile, do Valor. Para queimar um candidato, bastava espalhar (pela ordem) a) que era amigo de Dirceu; b) que era o preferido de Renan. c) que deu sentença branda contra movimentos populares.
ACESSE A MATÉRIA COMPLETA ATRAVÉS DO LINK