Créditos: Luciano Calafiori/G1

Nome: Carlos Fernando dos Santos Lima

Idade: 58 anos

Na Lava Jato: Procurador da República, integrante da força-tarefa da Operação Lava Jato. 

Atualmente: Aposentado do Ministério Público Federal, atua como advogado e consultor jurídico na área de compliance. 

Carlos Fernando dos Santos Lima é advogado e consultor jurídico em compliance, focando-se na área de direito empresarial e administrativo, e procurador da república aposentado. Graduou-se bacharel em direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, atual Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba), e cursou o Master of Laws, equivalente a mestrado em direito, pela Cornell University. 

Foi Procurador da República por 24 anos, de 1995 a 2019. Iniciou sua carreira em Foz do Iguaçu, no Ministério Público Federal, tendo, posteriormente, exercido funções na Procuradoria da República do Paraná. 

Sua atuação como procurador teve como ponto focal os chamados crimes de colarinho branco, ou seja, crimes não violentos, cometidos por agentes em posições de prestígio e poder, movidos exclusivamente por razões financeiras ou econômicas. Teve participação na força-tarefa CC5, que investigava casos de corrupção no Banco do Estado do Paraná (Banestado), e participou da elaboração do primeiro acordo de Colaboração Premiada da história do Brasil1, e integrou a força-tarefa Lava-Jato, que lhe rendeu maior fama pública, visto ser um dos procuradores que participou da elaboração das denúncias oferecidas pelo MPF em desfavor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Atualmente, é advogado e consultor jurídico2 e realiza palestras na área de ética, combate à corrupção e compliance empresarial3.

REFERÊNCIAS