O ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, determinou que o governo federal apresente em até 30 dias os processos complementares de renegociação dos acordos de leniência firmados durante a Operação Lava Jato. Mendonça atendeu ao requerimento de mais tempo para finalizar as tratativas vindo da Advocacia-Geral da União. Em junho, as empreiteiras fecharam um acordo com o governo que reduzia em 50% o valor das dívidas, mas faltava definir prazos e valor de parcelas a serem pagas. A decisão do ministro afirma: “Nesse cenário, considerando o teor dessas informações, concedo, a partir da publicação da presente decisão, mais 30 (trinta) dias de prazo para conclusão das discussões sobre o cronograma de pagamento da dívida remanescente e para formatação dos instrumentos de renegociações, os quais, nesse prazo, deverão ser encaminhados a esta Corte”.

O áudio vazado com a suposta declaração da juíza Gabriela Hardt, substituta de Sergio Moro, que afirma que seu afastamento da Lava Jato se deu pela ausência de provas contra Lula, pertence, na realidade a empresária Rosângela Lyra. O áudio atribuído a juíza afirma o seguinte: “O Ministério Público de Brasília me procurou pra que eu fosse uma ativa participante da sociedade civil engajada em defender os interesses da Lava Jato (…) Foi aí meu primeiro contato com a Lava Jato e, junto com a Lava Jato, as dez medidas. O que me afastou da Lava Jato? Eu perguntava dos milhões da conta do Lula (…) eles reviveram o Lula e todo o entorno dele (…) e não tinha, não tinha dinheiro (…) Existia um trabalho pra que de fato ele fosse preso (…)”. As falas foram retiradas de uma entrevista da empresária Rosângela Lyra à BBC Brasil em 2022. Lyra atuou em defesa da campanha de Lula à Presidência e defendia a Operação Lava Jato.

O jornalista Luís Costa Pinto lançou, em Brasília, um livro sobre a atuação de Augusto Aras como procurador-geral da República, intitulado “O Procurador”. O livro foi escrito com base em entrevistas com Aras e outras pessoas e traz alguns fatos e percepções sobre a Operação Lava Jato, afirmando, inclusive, que o fim da operação é resultado das decisões de Aras, que reprovava muitos aspectos da força-tarefa. 

Tenha acesso exclusivo nos nossos canais

Referências e outras notícias