Novas revelações sobre os bastidores da Operação Lava Jato ensejam luz nas obscenas relações entre promotores e procuradores, juízes e delatores, em âmbito nacional e internacional. Novos levantamentos indicam que a agora extinta força-tarefa possuía quase 30 mil gravações ilegais, hoje arquivadas no CNMP. 341 delas foram acessadas por parte dos procuradores, conscientes de sua ilegalidade. Também apontam diálogos entre Lindôra Araújo e Deltan Dallagnol que a vice-PGR sabia de parte dessas gravações. Ainda sobre Deltan, o ex-procurador tornado inelegível pretende lançar sua esposa como candidata à prefeitura de Curitiba em 2024.


Sobre o ex-juiz Sérgio Moro, novas mensagens apontam que o mesmo tomou atitudes a fim de pressionar a força-tarefa a pedir extradição de Fernando Migliaccio, parte do setor responsável pela cobrança de propinas da Odebrecht. O agente foi preso em Genebra em 2016, e retornou ao país para firmar acordo de delação premiada. Ainda, o agente infiltrado da Lava Jato e agora delator da operação, Tony Garcia, divulgou em seu perfil no Twitter áudio de gravação com Sergio Moro, em que questiona sobre sua condenação e sua empresa Baltimore.


Provas ainda apontam para o uso da Lava Jato pelos EUA contra a França. Em 2014, o Jornal GGN já havia levantado informações sobre acusações de conluio de Stefan Lenz, membro do Ministério Público suíço com a Lava Jato. Agora, descobriu-se que os EUA tomaram ações diplomáticas contra a França após esta firmar parcerias com empresas relacionadas à Lava-Jato para a construção de submarinos nucleares. Descobriu-se também que executivos da Odebrecht eram instados a denunciar propinas para Nicolas Sarkozy, presidente francês à época.

REFERÊNCIAS E OUTRAS NOTÍCIAS

  • Como o Departamento de Justiça dos EUA usou a Lava Jato contra a França https://l1nq.com/HfZbW
  • Novas mensagens indicam pressão de Moro sobre Lava Jato por extradição de executivo, diz site https://acesse.one/uUmM1
  • Empresário que se diz “agente infiltrado” da Lava Jato divulga áudio com Moro https://l1nk.dev/nvzNf
  • MPF do Paraná insiste em investida contra Tacla Duran, apesar de ‘salvo conduto’ do STF https://encr.pw/12o65
  • Há quase 30 mil gravações ilegais da Lava Jato arquivadas no CNMP, 341 foram acessadas por integrantes da finada “força-tarefa” – Brasil 247 https://l1nq.com/rDRmx
  • Dallagnol quer tentar emplacar candidatura da esposa à prefeitura de Curitiba em 2024 – Metro 1https://l1nq.com/ZCdme