PODCASTS

Lenio streck em podcast

Um dos mais importantes juristas brasileiros da atualidade, Lenio Streck é ex-promotor e procurador de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) e membro do Grupo Prerrogativas, sendo conhecido principalmente por seus trabalhos voltados à filosofia do direito e à hermenêutica jurídica. Durante a pandemia, entre março de 2020 e dezembro de 2021, gravou 39 episódios do programa “Lenio Streck em Podcast”, os quais estão sendo agora disponibilizados em parceria com o Museu da Lava Jato (MLJ).

E para marcar o início dessa divulgação, Streck concedeu uma entrevista exclusiva ao MLJ, gravada no Estúdio Bem Paraná, no qual recordou e analisou alguns dos momentos mais marcantes da história recente do Brasil, apresentando sua visão crítica sobre a história, interesses e atuação da Operação Lava Jato – Lenio, vale lembrar, foi um dos primeiros nomes a protestar contra os abusos cometidos pela força-tarefa de Curitiba, ainda nos primórdios da operação, em 2014.

“”Nós denunciamos, e no início foram poucos – fazendo uma metáfora, no início cabíamos num Volkswagen, num fusca, depois numa kombi, depois num ônibus e depois fomos fazendo uma frota das pessoas que se deram conta do desastre que seria e que quase foi a Lava Jato e tudo aquilo que estava ao redor disso”, afirma o jurista, destacando que suas denúncias não tinham a intenção de apenas salvar o Direito, mas também a política.

“Nós apontávamos o perigo… Nós queríamos salvar a própria política, não só o Direito, porque tínhamos a convicção de que aquele ataque da Lava Jato era um ataque à política. E quando você fragiliza a política, você enfraquece as instituições. Uma democracia só se mantém com instituições firmes, porque senão vira populismo”, diz Streck, comentando ainda sobre o uso do direito como uma ferramenta de guerra híbrida. “O lawfare é o uso político do Direito, uma espécie de guerra híbrida que se trava em que o Direito é a ferramenta. E aí se cria um grande paradoxo: o poder é contido pelo Direito. Mas se o Direito é usado para exercer o poder, não existe mais Direito. E aí a democracia começa a cair, a enfraquecer.”

Abaixo, você confere a entrevista completa com Lenio Streck e pode começar a ouvir, também, os podcasts gravados por um dos mais renomados juristas brasileiros da atualidade.

Confira a entrevista:

Entrevista Lenio Streck