Crédito: Agência Brasil

Nome: Sergio Fernando Moro

Data de Nascimento: 01º de Agosto de 1972

Local de Nascimento: Maringá – PR

Na Lava Jato: Juiz da 13º Vara Federal de Curitiba

Atualmente: Candidato ao Senado do Paraná, pelo União Brasil

Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá em 1995, é mestre e doutor (2002) em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Cursou o programa para instrução de advogados da Harvard Law School e também participou de programas de estudos sobre lavagem de dinheiro promovidos pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. 

Lecionou nos cursos de Direito da União Educacional de Cascavel (Univel) e na Universidade Federal do Paraná (UFPR) – lecionando na UFPR, conhece sua esposa, Rosângela Wolff de Quadros Moro.  

Tornou-se Juiz em 1996, iniciando como juiz substituto em Curitiba (4ª Região), passando por Cascavel como juiz titular, em Joinville, até chegar a 2ª Vara Federal de Curitiba, posteriormente alterada para 13ª Vara Federal de Curitiba.  

Entre 2003 e 2007 conduz o caso Banestado, que lista entre seus condenados Alberto Youssef. Em 2020, Moro teve sentença anulada pelo STF referente a este caso, por ter colhido e homologado a delação de Alberto Youssef e, posteriormente, participar de acordo entre as partes e por ter juntado documentos após as alegações finais da defesa.   

Em 2004 conduz o caso Farol da Colina, desdobramento do caso das contas CC5 do Banestado que também envolviam doleiros. 

Em 2012, participou do caso Mensalão como assessor da ministra do STF Rosa Weber. 

Foi o principal juiz da Operação Lava Jato, iniciada em 17 de março de 2014. 

Logo após o resultado das eleições presidenciais de 2018 que tornaram Jair Bolsonaro presidente do Brasil, aceitou o convite para integrar o governo como o então ministros da Justiça e da Segurança Pública, pedindo exoneração do cargo de juiz federal. 

Em 24 de abril de 2020, o então ministro Moro pede demissão do cargo por desavenças com o chefe, após Bolsonaro intervir no comando da Polícia Federal. 

Inscreve-se como advogado na seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Mais tarde é contratado pela empresa estadunidense Alvarez & Marçal, empresa responsável, entre outras, pela recuperação judicial da Odebrecht, um dos principais alvos da operação Lava Jato. Encerrado o contrato em 31 de outubro de 2021, Sergio Moro declarou em live ter recebido R$ 3,7 milhões por um ano de trabalho.   

Filia-se ao Podemos, em 10 de novembro de 2021. Em 31 de março de 2022, filia-se ao União Brasil, abandonando o Podemos. 

Ainda não se sabe para qual cargo irá se candidatar nas eleições de 2022.  

Rede e Estrutura Familiar: Parente do desembargador Hildebrando Moro – TJ-PR. 

Marido da advogada Rosangela Maria Wolff de Quadros, parente da família ou oligarquia política Macedo do Paraná. Rosângela também é parente dos desembargadores do TJ-PR Haroldo Bernardo da Silva Wolff e Fernando Paulino da Silva Wolff Filho.

Sugestão de vídeos:

rEFERÊNCIAS