Teori Zavascki, ministro do Superior Tribunal de Justiça, em maio de 2012.

Nome: Teori Albino Zavascki

Data de Nascimento: 15 de Agosto de 1948

Local de Nascimento: Faxinal dos Guedes, Santa Catarina

Na Lava Jato: Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil

Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1971, Teori Zavascki concluiu, pela mesma instituição, o mestrado em 2000 e o doutorado em 2005, ambos em Direito Processual Civil. Advogou no Banco Central entre 1976 e 1989. Tomou posse como desembargador do Tribunal Regional Federal da 4° Região em 30 de março de 1989. Em 2003 foi nomeado por Lula para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Tornou-se professor do curso de Direito da UFRGS em 1987, lecionando principalmente no curso de Direito da Universidade de Brasília, de 2005 a 2013.

Durante a Operação Lava Jato, atuou como ministro do Supremo Tribunal Federal, indicado pela ex-presidenta Dilma Rousseff, onde autorizou a abertura de inquéritos que investigaram 47 políticos suspeitos de participação no esquema de corrupção da Petrobras, determinou o cumprimento de quatro mandados de prisão, negou o pedido de anulação do processo de impeachment de Dilma Rousseff, determinou que o processo de investigação de Lula fosse devolvido ao até então juiz Sergio Moro, entre outras decisões tomadas e colocadas em vigor.

Em 19 de Janeiro de 2017, Teori Zavascki faleceu em um acidente de avião no estado do Rio de Janeiro. Michel Temer, presidente na época, decretou luto oficial de três dias. O corpo foi velado no plenário do Tribunal Regional Federal da 4° Região (TRF-4), em Porto Alegre.

Referências

  • [1] https://www.tre-rs.jus.br/institucional/memorial-da-justica-eleitoral-gaucha/ministro-teori-albino-zavascki
  • [2] https://pt.wikipedia.org/wiki/Teori_Zavascki