A construção de um herói no imaginário brasileiro: Sérgio Moro nas mídias digitais
Resumo
O momento político vivenciado no Brasil nos anos de 2015 e 2016 se desenvolveu o processo de impeachment da presidenta eleita Dilma Vana Rousseff, páginas foram criadas no Facebook em apoio ao juiz Sergio Fernando Moro, que estava à frente da operação Lava Jato. As postagens compostas por textos, imagens e comentários, sugerem a elevação da figura do magistrado à condição de herói, segundo as metodologias de Campbell. Este artigo propõe reflexões sobre a construção do imaginário (Maffesoli e Silva) nas redes sociais digitais a partir da fan page “Juiz Sérgio Moro – o Brasil está com você” no Facebook, em que a condição de herói de Moro na web pode ser produto do imaginário “off-line”. Para o cumprimento do objetivo proposto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa junto a postagens publicadas, selecionadas a partir da técnica não probabilística intencional. Os resultados apontaram que a figura do herói, na plataforma digital, é a mesma do imaginário fora dela. Porém, essa imagem é customizada e aperfeiçoada por meio dos recursos tecnológicos que os dispositivos midiáticos proporcionam.
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Estes cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.