Confira os destaques da semana passada referentes à Lava Jato: 18 de NOVEMBRO de 2024
STF Mantém Pena de Collor na Lava Jato
No dia 14 de novembro de 2024, o Supremo Tribunal Federal rejeitou o recurso apresentado pela defesa de Fernando Collor e manteve a pena de 8 anos e 10 meses de prisão imposta ao ex-presidente por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Lava Jato. O julgamento reforçou a condenação de que Collor recebeu propina de contratos fraudulentos na BR Distribuidora,.
Lava Jato, Escala 6×1 e Impactos no Emprego
Em texto publicado no Museu da Lava Jato, se analisou o impacto das mudanças na legislação trabalhista, destacando o debate em torno do fim da escala 6×1, trazido após mobilização popular e apresentação de PEC pela deputada Erika Hilton. O texto apresenta a proposta da escala 4×3, modelo que vem ganhando força nas discussões sobre qualidade de vida e produtividade. O texto conecta essas reformas aos impactos socioeconômicos trazidos pela Lava Jato, como desemprego, queda de alguns indicadores econômicos, enfatizando como as alterações afetaram a classe trabalhadora e os índices de desemprego, principalmente no setor da construção civil.
Tenha acesso exclusivo nos nossos canais
Referências e outras notícias
- STF rejeita recurso e mantém pena de Collor na Lava Jato em 8 anos e 10 meses de prisão https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/11/14/stf-rejeita-recurso-e-mantem-pena-de-collor-na-lava-jato-em-8-anos-e-10-meses-de-prisao.ghtml
- Fim da escala 6×1, Lava Jato e desemprego https://museudalavajato.com.br/fim-da-escala-6×1-lava-jato-e-desemprego/