Em breve síntese de uma semana mais curta e menos turbulenta do que o comum, destaca-se o passado recente de Moro possivelmente lhe custando seu cargo de senador, evento tido como certo por vários dos partidos políticos, que prevêem sua cassação e uma nova eleição para senador. O Podemos, antigo partido do senador e ao qual gerou prejuízo milionário com sua fracassada campanha para a presidência, agora precisa apresentar relatórios sobre as despesas com empresas de consultoria indicadas pelo próprio Moro. Caso os relatórios sejam insuficientes em demonstrar a higidez dos gastos, a cassação pode ter argumentos ainda mais concretos.


Após Toffoli rejeitar o pedido de Deltan para reaver seu cargo de deputado, o ex-procurador agora se reúne com membros do Partido Novo de surpresa em Curitiba, e discursa ao lado de Romeu Zema e Eduardo Girão, a quem disse ser fã. O ex-procurador e ex-deputado pode estar procurando trocar de sigla, sair do Podemos e entrar no Novo.


Em destaque também está a entrevista do professor titular de sociologia, Ricardo Costa de Oliveira, pesquisador do grupo NEP da UFPR e autor de livros sobre temas que envolvem a conformação da elite brasileira e suas raízes históricas. Na entrevista, o professor descreve com mais detalhes o surgimento da atuação política do Judiciário a partir de 2013, do surgimento do lavajatismo, do que chama de terrorismo jurídico-midiático e também do Bolsonarismo.

Referências e outras notícias:

  • Operação Lava Jato: um grande “negócio de família” que prospera no rastro de Junho de 2013. Entrevista especial com Ricardo Costa de Oliveira – Instituto Humanitas Unisinos https://encr.pw/pbjMt
  • Toffoli rejeita pedido de Deltan Dallagnol para retomar mandato de deputado | Política | G1 https://l1nk.dev/SVVf8
  • Deltan Dallagnol aparece de ‘surpresa’ em evento do Novo e discursa ao lado de Zema e Eduardo Girão: ‘Fã de vocês’ https://acesse.one/mific
  • Como o antigo partido de Moro pode influenciar o processo de sua cassação https://l1nk.dev/wCrND
  • Partidos dão como certa cassação de Moro e nova eleição https://l1nq.com/Gilyi
  • Fracasso da campanha de Sergio Moro à Presidência gera cobrança milionária contra o Podemos https://l1nk.dev/7WdA9