O Museu da Lava Jato (MLJ) foi destaque na Rádio Novelo no mais recente episódio de seu podcast, divulgado nesta quinta-feira (2 de março). O material, produzido pelo jornalista Vitor Hugo Brandalise, conta com entrevistas de Maitê Ritz (diretora do MLJ e coordenadora do Memorial Lula Livre) e Felipe Mongruel (o Magal, colaborador), além de destacar a história do agente da Polícia Federal (PF) Dalmey Fernando Werlang, um dos diversos personagens envolvidos na Operação Lava Jato a dar depoimento ao Museu.

O episódio do podcast, intitulado “O limite de cada um: Até onde aceitamos ir antes de não ter mais volta”, relata a trajetória do MLJ desde antes de sua fundação, rememorando a história da própria Operação Lava Jato e do movimento que inspirou a fundação do Museu, a Vigília Lula Livre (que, não à toa, tem grande destaque no acervo museológico).

Como aponta Brandalise, a proposta do Museu é de fazer um processo de revisão histórica, analisando os efeitos que a Lava Jato teve na sociedade brasileira. Trata-se de um olhar crítico, mas que não deixa de lado as diferentes narrativas que envolvem a história da Lava Jato e seus impactos na vida política e econômica do Brasil.

“O Museu da Lava Jato é muito mais uma trincheira de combate, através do estudo, da informação, da democracia, da transparência, da Constituição Federal. Um chamamento à história pela construção de uma barricada, e estamos sim numa barricada, juntos, lutando contra um inimigo muito mais portentoso do que aqueles protagonistas que nós conhecemos [Sergio Moro, Deltan Dallagnol & Cia”, comenta Magal. “Não é a história que cobra, é a gente que tem de cobrar”, emenda Ritz.

O episódio destaca, ainda, uma das várias entrevistas que o Museu já fez com personagens diversos envolvidos direta ou indiretamente com a Operação Lava Jato. Trata-se do depoimento de Dalmey Fernando Werlang, agente da PF que foi responsável por instalar grampos ilegais dentro da sede da corporação em Curitiba, num episódio que escanara como a Lava Jato apresentava vícios e apelava para ilegalidades desde os seus primórdios.